domingo, 4 de outubro de 2009

Dia 54 – Ao Pôr do Sol…


Há dias em que nos sentimos bem, de corpo e alma, e os dias passam uns atrás dos outros sem darmos importância e/ou valor a praticamente nada... Por vezes sinto o tempo ser desperdiçado e desvalorizo as pequenas coisas e simples da vida, mas na realidade isso é natural!
Valorizamos as coisas, as nossas acções quando as perdemos sempre com o mesmo sentimento:“Podia ter feito mais qualquer coisa...”; “Faltou dizer isto ou aquilo...”
No meu ponto de vista não aproveitamos nem um terço da nossa vida, mas isto não é um pensamento negativo, mas sim uma opinião veridica da vida! A vida é assim mesmo!
Quando assisto ao pôr do sol existe uma coisa que faço sempre, sempre... É despedir-me dele, sabendo contudo que amanhã poderei e voltarei a fazer o mesmo!
"E se eu hoje não me despedir dele?!"; "E se amanhã o Sol não nascer?!”
Ahhh, não faz mal... Amanhã ele vai cá estar, e de certeza absoluta vai voltar a nascer, mesmo que não para mim ou qualquer outro alguém, ele vai nascer... Amanhã...

2 comentários:

  1. A importância dos factos
    Hoje, dia de Lua Cheia, lembra-me que há precisamente um mês, me encontrava bem longe daqui, naquele Douro maravilhoso! Propunha-me satisfazer um desejo há muito ambicionado: rever a Lua nascer detrás daqueles montes (tão cheios de significado para mim) esperando que viesse despertar sentimentos: de saudade, de nostalgia, de serenidade mas também de felicidade, pelos momentos felizes que lá foram vividos.
    A Lua apresentava-se grande, linda, mais brilhante que nunca, no meio daquela escuridão à beira rio, tendo-se concretizado parte do meu desejo, porque, inevitavelmente, já nada podia ser igual. Foi bom.
    Hoje, procuro-a no céu à espera que surja por cima do Monte da Lua, desejando igualmente que me possa trazer algum alento ao contemplar a sua beleza, neste dia de espírito sombrio.
    Procuro conformar-me com a situação, mas torna-se difícil porque nunca gostei de partidas. Aprecio mais as chegadas, que também trazem lágrimas, é certo mas, essas são de alegria.
    E por falar em chegadas, já se planeia a que está para acontecer para breve. Afinal o tempo vai correndo no seu ritmo que, ora nos parece mais lento, ora nos parece mais rápido, conforme as circunstâncias da vida. Como demora a passar quando as ditas circunstâncias nos são desfavoráveis e como passa rápido, quando estamos felizes nos lugares e com as pessoas de quem gostamos!
    No entanto, ele tem o seu ritmo próprio: não desacelera, nem acelera. Então de quem é a culpa? Só pode ser do nosso estado de espírito, que a essa situação conduz!
    Será que não está na nossa própria vontade imprimir-lhe o ritmo certo, doseando a nossa ansiedade, tentando reconverter da melhor e mais inteligente forma de vivermos com alguma serenidade, aceitando com conformação as mais variadas situações que nos são transcendentes e com as quais somos confrontados ao longo da vida?
    Se não controlamos, há que dar a volta por cima, seja em terra, ar, ou mar!
    Só é preciso que não falte a esperança e a força de vontade para contornar os obstáculos ( que às vezes nos parecem montanhas, pela importância que lhes atribuímos e que se tornam insignificantes perante outros acontecimentos irremediáveis).
    Há que aprender a filtrar! Bem certo é, que só a idade nos traz alguma serenidade para encarar situações que (vistas à lupa) são a maioria das vezes, insignificantes. Mas há que aprender a fazê-lo e quanto mais cedo, melhor. Com isto, não quero dizer que nos sujeitemos e conformemos com tudo, mas é preciso aprender a filtrar, para nosso bem. É preciso poupar energias para serem canalizadas para factos verdadeiramente importantes, que contribuam para o nosso bem-estar e para a nossa felicidade. É difícil? É só mais um exercício, no meio de tantos outros que temos que fazer. Certamente que este nos facilitará a vida.
    Será que não vale a pena treinar? Acredito plenamente que tem inteligência e demais capacidades para o fazer.
    A Lua já vai alta e encoberta, denunciando-se por uma forte claridade envolvente. Não perco a esperança de ainda hoje a contemplar.
    Com saudades e carinho,

    Mami
    04 Out.2009

    ResponderEliminar
  2. Meu amor,
    neste dia em que os meus sentimentos estão tão contraditórios...sendo que por um lado sinto a grande tristeza de perder um grande amigo que tanto fez parte da minha vida e pelo outro, a felicidade de festejar mais um mês de namoro contigo...(são ambos sentimentos fortes), quero-te dizer que te amo e que sinto uma enorme felicidade por te ter a meu lado!
    És lindo, e eu tenho muitas saudades do nosso dia-a-dia juntos!
    Beijoo enorme da tua menina****
    P.S- Adorei o que escreveste...obrigada pela força amor!

    ResponderEliminar